O que é o ceratocone?
O ceratocone é uma doença que acomete a córnea, tornando-a cada vez mais fina e encurvada. Na grande maioria das vezes, é bilateral, assimétrico e costuma começar na puberdade, progredindo até mais ou menos 35 anos, com história familiar presente em 8%.
Sintomas do ceratocone
Geralmente, os pacientes apresentam baixa de acuidade visual e visão turva mesmo com óculos, além de prurido (coceira) nos olhos. Nos casos mais avançados, quando o ceratocone progride muito, pode ocorrer hidrópsia, que se refere à ruptura de uma das membranas corneanas, levando ao acúmulo de líquido e perda da transparência da córnea.
Tratamento do ceratocone
Além do exame oftalmológico detalhado, são fundamentais outros exames complementares, dentre eles a tomografia de córnea para confirmar reforçar o diagnóstico de ceratocone. Visando a melhora da acuidade visual, deve-se prescrever óculos ou lentes de contato, sejam elas rígidas ou gelatinosas.
É necessário, também, controlar a alergia do paciente com lubrificantes, anti-histamínicos e controle do ambiente, para evitar o prurido, importante fator que contribui para a progressão do ceratocone.
O seguimento, que deve ser feito tri ou semestral, é fundamental para avaliar a progressão da doença, e se ocorrer, existem estratégias como o crosslinking para evitar essa progressão.
Nos intolerantes a lentes de contato ou com baixa de visão com óculos pode-se optar por procedimentos alternativos, dentre eles, o implante de anel intraestromal ou em casos mais avançados pode-se optar pelo transplante de córnea.