O que é a catarata?
Com o avançar da idade, a catarata pode provocar a perda da visão de cores e causar embaçamento, tornando atividades cotidianas como leitura, direção e assistir TV mais desafiadoras. O termo "catarata" tem origem na Grécia antiga, quando as pessoas descreviam a doença como se estivessem enxergando através de uma queda d'água ou catarata.
A catarata é caracterizada pela opacidade do cristalino, dificultando a passagem da luz para a retina, onde a imagem é formada. Embora seja mais comum após os 60 anos, pode ocorrer em pessoas mais jovens e se apresentar de três formas: congênita, senil ou secundária. Não existem medicamentos que curem ou retardem a catarata. A remoção cirúrgica seguida pelo implante de uma lente intraocular é a abordagem mais eficaz para restaurar a visão.
Para proporcionar conforto ao paciente, o oftalmologista utiliza lentes intraoculares multifocais avançadas, incorporando tecnologia de ponta, que melhoram a visão para perto, intermediária e longe, reduzindo a dependência de óculos e lentes de contato em mais de 90% dos casos.
Os resultados da cirurgia de catarata são altamente previsíveis, e a recuperação é rápida. Normalmente, o paciente permanece na clínica por apenas algumas horas após a cirurgia. O procedimento de Facoemulsificação é essencial para esses resultados.
Procedimento de Facoemulsificação
A técnica de Facoemulsificação é complexa e requer do cirurgião habilidade e conhecimento avançados. A cirurgia, realizada sem complicações, dura aproximadamente meia hora. O paciente permanece no centro cirúrgico por cerca de duas horas, incluindo o preparo pré-operatório, a cirurgia e a recuperação pós-cirúrgica.